twitter


http://www.sinteac.com.br/arquivos/pccrdaeducacao.pdf?TB_iframe=true&height=550&width=800




A nova  diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre-Sinteac não se acomodou com o que já havia sido acordado da data-base de 2013, mas foi muito além (garantindo a correção das distorções do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações-PCCR). Deste embate podemos destacar as seguintes conquistas:   a puladinha de letra em janeiro de 2014, para professores e funcionários de escola; reenquadramento para os servidores da educação que tenham tempo de contribuição e idade para aposentadoria.
Afinal, o SINTEAC não permitiu a votação do projeto de lei da Secretaria Estadual de Educação-SEE, antes de discutir e corrigir o documento que garantiria as conquistas históricas. Mesmo já tendo sido fechado o acordo na Greve, a nova Gestão Garra e Luta tem compromisso com a categoria e reabriu as negociações para assegurar as novas conquistas.
Nenhuma categoria do serviço público conquistou reajuste salarial, mas o SINTEAC avançou nas especificidades. Portanto, aproveitamos a ocasião, para informar que em 2014 lutaremos, pelo reajuste e o piso dos segmentos.   Confira os pontos que foram aprovados para 2014:
1. PULADINHA DE LETRA PARA TODOS OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO, NO MÊS DE JANEIRO DE 2014 (PROFESSOR  E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA) 

2. APOSENTADORIA NA ÚLTIMA LETRA EM MAIO DE 2014, PARA QUEM TEM IDADE E TEMPO DE SERVIÇO (LUTA HISTÓRICA);

3. CARREIRA PELA FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS (LUTA HISTÓRICA);

4. 90% DO VENCIMENTO BASE DO EFETIVO, PARA PROFESSOR PROVISÓRIO;

5. DEFINIÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIFÍCIL ACESSO (DOCENTES E NÃO-DOCENTES);

6 CRIAÇÃO DOS CARGOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INTÉRPRETE, TRADUTOR, BRAILISTA E DE LIBRAS);

7. DEDICAÇÃO EXCLUSIVA PARA PROFESSORES DE UM CONTRATO (1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) DE 100% DO VENCIMENTO;


 8. GRATIFICAÇÃO DE ATÉ 60% PARA OS QUE FAZEM TRABALHO DE CAMPO;

9. APOSENTADORIA ESPECIAL PARA QUEM ASSESSORA PEDAGOGICAMENTE AS UNIDADES ESCOLARES;

10. GRATIFICAÇÃO PARA OS NÃO-DOCENTES POR EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE COORDENADOR ADMINISTRATIVO E SECRETÁRIO ESCOLAR;

11. PRÊMIO DE VALORIZAÇÃO PARA OS SERVIDORES DA GESTÃO;

12. CORREÇÃO DA TABELA DOS PROFESSORES PS;

14. NOVA ESTRUTURA DE CARREIRA GARANTIDA PELA FORMAÇÃO;











Val Sales / Página20

“O Sinteac só permitiu que se votasse depois de toda uma revisão no projeto e de ter chamado a Secretaria de Educação para as explicações necessárias. Também fomos ao Gabinete Civil conversar com o procurador do Estado para esclarecer pontos jurídicos, que não estávamos compreendendo e nem aceitávamos”, explica a presidente da entidade, Rosana Nascimento.
A sindicalista, que também é presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), destaca que o Projeto de Lei do Executivo foi votado o acordo com o que havia sido firmado na última greve. “Garantia da puladinha para todos em janeiro, da aposentadoria para quem tem o tempo de serviço e idade para se aposentar no mês de maio, 90% do piso do nível superior para os professores provisórios e algumas alterações que o Sinteac propôs no PCCR para corrigir as distorções que vêm ocorrendo desde 1999”, detalha.
Rosana Nascimento adianta que a categoria celebra uma grande vitória, no sentido de garantir carreira para funcionários de escolas, que passam a ter todos os direitos que o professor tem de receber por sua formação. “Garantimos que o professor que tem o contrato e exerce outro período vai receber 100% de gratificação, ou seja, a dedicação exclusiva, e, os professores que fazem assessoria técnica, terão direito a aposentadoria especial”, acentua.
Ela lembra que o sindicato não conseguiu avançar para elevar o piso do servidor técnico e nem dos professores, mas que a luta é contínua. “Encerrou-se a negociação de 2013, mas nós temos 2014. Quero dizer que essa gestão teve grande competência em garantir reformulação de pontos históricos que já deveriam ter sido feitos e que não foram”, esclarece.
E acrescenta: “Não garantimos um reajuste linear por categoria, assim como nenhuma outra entidade garantiu. No ano de 2013 não houve reajuste linear para nenhuma categoria do Estado. Tudo está previsto para o ano que vem. Alguns desinformados dizem que o Sinteac negociou às escondidas com o governo. Mentira. Todos tiveram a oportunidade de participar”.




Com votação do PCCR, Sinteac diz que garantiu 90% das reivindicações
Rayssa Natani/ G1 do Acre



O Plano de Cargos Carreiras e Remuneração (PCCR) dos trabalhadores em Educação foi votado na madrugada desta quarta-feira (18) em Rio Branco. Apesar de o reajuste salarial de 15% não ter sido aprovado, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) Rosana Nascimento avaliou como positiva a reformulação do plano.  "90% das reivindicações da categoria foram garantidas", ressaltou Rosana.
Ela garante que a votação só foi realizada após a leitura dos documentos pelos sindicatos que representam os trabalhadores.  "Não permitimos que fosse votada qualquer coisa sem que o Sinteac tomasse conhecimento, para ver se estava de acordo com aquilo que nós fechamos em mesa de negociação. Chamamos a Secretaria de Educação para fazer correções daquilo que estava distorcido", disse.
A diretora ressaltou a garantia de uma bandeira histórica dos funcionários de escola como uma das principais conquistas. A partir de maio, eles terão o direito de receber de acordo com a formação, igualmente o professor.  "O funcionário de escola que tiver sua formação na área da educação vai receber sem ter que passar por concurso público e ainda ter o tempo de serviço respeitado. Tanto na política do pró-funcionário como os que têm formação de nível superior", explica.
O novo plano estabeleceu ainda a criação de cargos para educação especial, como tradutor de braile e intérprete para surdos e mudos. "Tínhamos estes cargos, mas não estava garantido no PCCR. Assim como foi garantida a especificação e os critérios para receber a gratificação de educação especial, a gratificação de difícil acesso e para quem faz trabalho de campo", destacou.

Também  em maio, quem estiver com tempo de serviço e idade suficientes poderá se aposentar na última referência. "Outra conquista nossa. Caso não tivesse tido essa alteração, a maioria da educação se aposentaria na referência cinco ou seis", explica.  Em janeiro, a puladinha de dois em dois meses foi garantida para todos os profissionais em educação segundo o novo plano.


O SINTEAC não permitiu a votação do projeto de lei da Secretaria Estadual de Educação-SEE, antes de discutir e corrigir o documento que garantiu as conquistas históricas. Mesmo já tendo sido fechado o acordo na Greve, a nova Gestão Garra e Luta reabriu as negociações e assegurou as correções nas distorções do PCCR da Educação.
Nenhuma categoria do serviço público conquistou reajuste salarial, mas o SINTEAC avançou nas especificidades. Portanto, aproveitamos a ocasião, para informar que em 2014 lutaremos, pelo reajuste e o piso dos segmentos. Confira os pontos que foram aprovados na Assembléia Legislativa do Acre:
1. APOSENTADORIA NA ÚLTIMA LETRA EM MAIO DE 2014, PARA QUEM TEM IDADE E TEMPO DE SERVIÇO (LUTA HISTÓRICA);

2. CARREIRA PELA FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS ( LUTA HISTÓRICA);

3. PULADINHA DE LETRA PARA TODOS OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO, NO MÊS DE JANEIRO DE 2014 (PROFESSOR E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA);


4. DEFINIÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DIFÍCIL ACESSO (DOCENTES E NÃO-DOCENTES);

5. CRIAÇÃO DOS CARGOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL (INTÉRPRETE, TRADUTOR, BRAILISTA E DE LIBRAS);

6. DEDICAÇÃO EXCLUSIVA PARA PROFESSORES DE UM CONTRATO (1° AO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL) DE 100% DO VENCIMENTO;


7. 90% DO VENCIMENTO BASE DO EFETIVO, PARA PROFESSOR PROVISÓRIO;

8. GRATIFICAÇÃO PARA OS QUE FAZEM TRABALHO DE CAMPO;

9. APOSENTADORIA ESPECIAL PARA QUEM ASSESSORA AS UNIDADES ESCOLARES;

10. GRATIFICAÇÃO PARA SECRETÁRIO ESCOLAR POR TIPIFICAÇÃO DE ESCOLAS (ESTARÁ NA LEI DE GESTÃO QUE SERÁ REFORMULADA);

11. GRATIFICAÇÃO PARA OS NÃO-DOCENTES POR EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE COORDENADOR ADMINISTRATIVO E SECRETÁRIO ESCOLAR;

12. PRÊMIO DE VALORIZAÇÃO PARA OS SERVIDORES DA GESTÃO;

13. CORREÇÃO DA TABELA DOS PROFESSORES PS;

14. FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA SERÃO CONTEMPLADOS NA LEI DE GESTÃO;

15. NOVA ESTRUTURA DE CARREIRA GARANTIDO PELA FORMAÇÃO;


16. TODOS ESSES PONTOS APROVADOS, SÃO REIVINDICAÇÕES HISTÓRICAS QUE ESSA GESTÃO GARANTIU. VAMOS NOS PREPARAR PARA A DATA-BASE DE 2014...


CONVITE DO SINTEAC 


A Diretoria  SINTEAC convida todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação da rede estadual, para acompanharem a votação do PCCR no dia de hoje, na Assembleia Legislativa do Acre.







SEE divulga resultado da primeira etapa do concurso para professor e pessoal de apoio administrativo educacional. Os candidatos que fizeram o concurso da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) para as 2.599 mil vagas já podem consultar as notas da Prova Objetiva.      

A consulta pode ser feita no site da Funcab (www.funcab.org) e no site da Secretaria da Educação do Estado (www.see.ac.gov.br)




O  SINTEAC está oferecendo curso de redação para os sócios selecionados no Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares do IFAC.    Às inscrições estão abertas na sede do SINTEAC, no horário das 8 às 17 horas ou no local do curso.
As  aulas acontecerão no dia 02 a 6 de dezembro de 2013, no Colégio Estadual Barão de Rio Branco, no horário das 19 às 22 horas,  
Descrição: O tecnólogo em Processos Escolares planeja, coordena e operacionaliza atividades organizacionais, tecnológicas e gerenciais no âmbito dos espaços educativos, visando à otimização da capacidade escolar no alcance de seus objetivos, metas e resultados educacionais.  Possibilidade de Atuação: Atuar na Gestão de Escolas de educação básica públicas e privadas, Instituições de educação formal e informal, ONGs e em órgãos públicos dos sistemas de ensino.

Oferta 1: Campus Rio Branco
Horário: Noturno
Vagas: 40
Seleção: Semestral

Tipo de Formação: Graduação-Tecnológico
Eixo/Área: Apoio Escolar
Habilitação: Tecnólogo em Processos Escolares
Modalidade: Presencial
Carga Horária Total: 2690 h/a
Duração do Curso: 3 anos


Seguidores